"Não é apenas os teóricos da conspiração que estão preocupados com o HAARP. A União Européia chamou o projeto de uma preocupação global e aprovou uma resolução pedindo mais informações sobre seus riscos ambientais e de saúde. Apesar dessas preocupações, os funcionários da HAARP insistem que o projeto não é nada mais sinistro do que uma instalação de pesquisa em ciência de rádio ".
- Do documentário sobre as capacidades de controle climático do HAARP pela CBC do Canadá
HAARP: O que é isso?
O projeto foi fechado pelos militares em 2013, depois de atrair grandes quantidades de publicidade negativa, embora pesquisas similares a HAARP, sem dúvida, continuem em outros projetos secretos. Este ensaio revela uma grande decepção promulgada por aqueles envolvidos para levar o público a acreditar que HAARP era simplesmente uma instalação de pesquisa com pouco valor militar prático. O Programa de Pesquisa Aurora Ativa de Alta Freqüência (HEARP) era um projeto de defesa militar dos EUA pouco conhecido e, no entanto, criticamente importante que gerou bastante controvérsia sobre as suas supostas capacidades de controle do tempo e muito mais.
Apesar de negado pelos funcionários do projeto HAARP, alguns pesquisadores respeitados alegam que as capacidades de guerra eletromagnética do projeto foram projetadas para encaminhar o objetivo declarado dos militares dos EUA de alcançar "dominância do espectro completo" até o ano 2020 e de "Owning the Weather in 2025" ( veja o resumo do documento da USAF aqui). Outros chegam a afirmar que as tecnologias HAARP foram e continuam a ser usadas para o controle do clima, causar terremotos, furacões, tsunamis, perturbar sistemas de comunicação globais e muito mais.
Esses pesquisadores apontam para os principais aspectos do programa, que ainda são mantidos em segredo por razões alegadas de "segurança nacional". A patente dos EUA de um desenvolvedor chave de HAARP e outras evidências documentais apóiam essas afirmações. E não há dúvida de que existem armas eletromagnéticas capazes de serem usadas na guerra. O preço de US $ 300 milhões do projeto HAARP também sugere que mais estava acontecendo do que atende o olho.
De acordo com o site original da HAARP, "HAARP é um empreendimento científico destinado a estudar as propriedades e o comportamento da ionosfera, com particular ênfase em ser capaz de compreendê-lo e usá-lo para melhorar os sistemas de comunicação e vigilância tanto para fins civis como de defesa". A ionosfera é a camada superior delicada da nossa atmosfera que varia de cerca de 30 milhas (50 km) a 600 milhas (1000 km) acima da superfície da Terra.
O site do projeto HAARP reconheceu que foram realizados experimentos que utilizaram freqüências eletromagnéticas para disparar feixes de energia pulsados e direcionados para "excitar temporariamente uma área limitada da ionosfera". Alguns cientistas afirmam que perturbação intencional desta camada sensível pode ter consequências importantes e até mesmo desastrosas.